11 abril, 2010

Observações sobre o discurso de candidatura do Serra

O candidato falou sobre a democracia representativa, mas não sobre democracia participativa, em que o povo está presente, debatendo, propondo soluções e decidindo, por meio de audiências públicas (no estado de São Paulo, governado pelo PSDB, as audiências sobre Orçamento somente ocorreram devido à pressão da sociedade civil, movimentos sociais e ao PT), conselhos como de educação, saúde, cultura, juventude, mulheres, negro, dentre outros, e conferências, desde municipais até nacionais. É fundamental a organização e atuação dos movimentos sociais. Algo que o PSDB e seus aliados, representados na candidatura do Serra, não aceitam. Ao contrário, criticam e buscam associa-los a atos criminosos, como o fazem com o MST.

No estado de São Paulo, durante o governo do Serra, o ajuste fiscal é absurdo, pois diminuem no Orçamento recursos destinados à educação, saúde, cultura, por exemplo.

O Fórum Paulista de Participação Popular tem lutado para que exista um Orçamento Participativo Estadual, para que o povo possa interferir e decidir os investimentos em obras como metrô, moradia e combate às enchentes.

Os servidores públicos do estado não são valorizados e respeitados pelo governo Serra.

Acredito que ao invés do “O Brasil pode mais” é mais importante “O Brasil para todos”, no PAC do governo Lula, e sua continuidade com a companheira Dilma.

Enquanto nosso Presidente recebe prefeitos de todos os partidos, e o governo federal incentiva as prefeituras para que façam projetos para obter recursos, vemos o Serra colocar policial contra policial (greve de 2008), opressão aos professores (greve de 2010), não receber para audiência prefeitos e professores, ou seja, não dialoga e ainda joga a culpa no PT.

Quanto ao ensino, realmente, no estado de São Paulo, o ensino médio está lastimável. Não se valoriza os professores e demais profissionais da educação, falta todo tipo de material e as escolas carecem de reformas, foram cortados recursos para transporte escolar, ocorreu a diminuição de vagas para estudantes no programa Escola da Família (programa em que estudantes obtêm bolsas em faculdades, com a contrapartida de prestar serviços em projetos e atividades aos finais de semana nas escolas estaduais, de iniciativa de deputado estadual petista).

Por fim, a questão da segurança pública, com a política do Serra de construir presídios e não investir em educação.

Realmente, “o Brasil pode mais”; mas pode com o PT e com um “Brasil para Todos” e Dilma Rousseff presidenta!

“2010, a luta continua!”

Júlio Yamamoto

Nenhum comentário: